9 Alimentos que ajudam na saúde íntima da mulher

A saúde da região íntima é um assunto de suma importância na vida das mulheres. Os problemas na região vaginal são devastadores e muitas pessoas os enfrentaram em algum momento de suas vidas.

A região íntima da mulher, quando está saudável, tem um pH naturalmente ácido e muitas bactérias benéficas que auxiliam no combate contra infecções. Alguns alimentos podem contribuir para manter uma boa saúde vaginal e um pH equilibrado.

É aqui que o velho jargão “você é aquilo que come” passa a fazer ainda mais sentido. Isto porque os alimentos que comemos podem modificar o pH natural vaginal, alterando o cheiro e até mesmo o sabor. Alguns alimentos podem deixar um sabor doce na região, a exemplo das frutas. Entretanto, bebida alcóolica e carne vermelha, por exemplo, são alimentos que, quando consumidos em demasia, podem alterar o equilíbrio natural da vagina.

Nós compilamos abaixo uma lista de 9 alimentos que podem ajudar na melhoria da saúde da região íntima feminina. Confira:

1. Grãos integrais, vegetais e legumes

grãos integrais
grãos integrais

O que é que todos estes alimentos têm de semelhante? São riquíssimos em fibras! As fibras são alimentos pré-bióticos, por isso, sem elas, as bactérias benéficas do próprio intestino não seriam bem nutridas. E porque a maioria das bactérias derivam do intestino grosso, a melhor forma de manter sua vagina saudável é manter em boas condições essa parte do intestino. Fazer a substituição do arroz branco pelo arroz integral é a escolha perfeita para atender às suas necessidades de fibras. E, com uma salada de vegetais e folhas, é ainda melhor!

2. Frutas

frutas
frutas

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade da Pennsylvania School of Medicine, as mulheres que ingerem diariamente mais de duas porções de frutas são 11% menos propensas a desenvolver miomas no útero do que as mulheres que se alimentam com menos de duas porções semanalmente.

Além do mais, as frutas proporcionam uma boa porção de fibras. Então, por que não substituir um doce – que tem pouco nutriente – por uma fruta de sua preferência logo após o almoço?

3. Água

Não tem como ser mais simples! Se hidratar com frequência é uma forma comprovada de manter a região vaginal lubrificada e úmida. Consumir uma média de 2 litros ao dia já é o bastante para a maioria das pessoas.

4. O iogurte ou kefir

iorgut ou kefir
iorgut ou kefir

Iogurte e kefir oferecem benefícios em dobro para uma região íntima saudável. Os probióticos encontrados nesses alimentos fortalecem a microflora vaginal. Isso faz com que fique mais saudável e previne infecções oriundas dos fungos. Além do mais, o cálcio extra no iogurte pode melhorar os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM). Você tinha o conhecimento que os iogurtes vegetarianos também contêm probióticos? Comece sua manhã com um copo de iogurte magro batido com frutas. Não tem como não começar o dia melhor!

5. Alho

O alho tem propriedades antimicrobianas e antifúngicas que ajudam na prevenção de problemas como prurido, mal odor, corrimento, sensação de queimação e até mesmo infecção. Ele também fortalece o sistema imune, de modo que o corpo fica preparado para combater infecções. Estas propriedades encontram-se principalmente no alho cru. Vai um molho pesto?

6. Chá Verde

cha verde
cha verde

O chá verde contém substâncias nomeadas catequinas polifenólicas que podem matar a bactéria E. coli, uma das principais causadoras de infecções do aparelho urinário, segundo um estudo publicado no Editorial americano Frontiers in Microbiology. Além do mais, a cafeína – presente no chá verde – é uma grande aliada no alívio dos sintomas da TPM. Pode trocar um cafezinho no meio do expediente por um chá verde. Mas não exagere, pois o consumo excessivo pode causar mal à saúde.

7. Couve

couve
couve

Para tratar a secura vaginal, prurido e a sensação de queimação, a couve é uma excelente aliada. É uma fonte das vitaminas A e C, ajuda a melhorar a circulação do sangue e fortalece o sistema imune. Adicione couve às suas refeições em forma de salada ou, quem sabe, um suco! Com laranja e beterraba, fica uma combinação perfeita! Além disso, a vitamina C encontrada na laranja, melhora a absorção do ferro da couve.

8. Cranberry

cranberry
cranberry

Falamos sobre os benefícios das frutas, mas decidimos nos concentrar na elevada eficácia da cranberry no controle das infecções do trato urinário. O seu consumo ajuda a equilibrar o pH vaginal e as suas propriedades ácidas auxiliam na eliminação das bactérias responsáveis pelas infecções vaginais. Esta fruta não é muito popular aqui no país, mas se você é daquelas mulheres que têm sofrido com recorrência com esse mal, vale a pena pesquisar onde comprá-la.

9. Maçã

alimentos para saude

Outro fruto que vale a pena mencionar é a maçã, graças aos resultados recentes de pesquisas sobre suas propriedades. Segundo uma pesquisa realizada pela revista alemã Archives of Gynecology and Obstetrics, mulheres que comem uma maçã todos os dias afirmam se relacionar melhor entre quatro paredes do que aquelas que não comem. Incluindo satisfação sexual, orgasmo e uma maior capacidade de excitação. É demais, não é? Graças à phloridzin, um potente fitoestrogénio encontrado nas maçãs.

Você já consome um desses alimentos com frequência? Conhece algum outro capaz de melhorar a saúde da região íntima? Tem notado a diferença? Se sim, escreva nos comentários! Vamos adorar saber!

Se você deseja se aprofundar mais sobre a saúde da sua região íntima e evitar problemas como dor ao fazer sexo, cólicas menstruais, sintomas da menopausa, incontinência urinária, flacidez vaginal, dentre muitos outros, indicamos que leia este artigo aqui sobre o pompoarismo. Imaginamos que você vai gostar bastante!

9 Alimentos que ajudam na saúde íntima da mulher
9 Alimentos que ajudam na saúde íntima da mulher 1

A saúde da região íntima é um assunto de suma importância na vida das mulheres. Os problemas na região vaginal são devastadores e muitas pessoas os enfrent

Editor's Rating:
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *